Uma das maiores belezas da humanidade é sua pluralidade. Sem querer ser poético demais, mas pare em frente ao espelho e olhe para o seu rosto. Reflita agora buscando por algo igual.
Nem se tiver irmãos gêmeos encontrará a mesma expressão, as mesmas dimensões, o mesmo olhar, porque você é único(a), mesmo existindo outras 7 bilhões de pessoas no planeta.
Calma, este texto não é mesmo de auto ajuda. Mas é para exemplificar que, mesmo com tanta gente, se existe tanta diversidade é porque não existe mesmo uma cartilha para a sua instituição seguir e ter um marketing escolar bem sucedido.
Para que o marketing escolar seja bom, ele precisa reforçar as suas diferenças e características únicas.
Que a sua escola seja bela, humana, despertadora dos melhores sonhos e emoções, e que seja absolutamente única.
A única forma da sua escola ser única é sendo ela mesma. Se tiver querendo ser como as outras, perderá sua essência e a possibilidade de ser a melhor escola que pode ser!
Então, se formos falar de Marketing escolar, vamos começar falando para ela ser o que é de melhor. E para isso tem que olhar para si mesma, antes de olhar para o termo como um todo.
Pensar no marketing como um meio para ser sustentável financeiramente é sonhar baixo.
Pensar nele como um meio para fazer da sua escola uma instituição encantadora, capaz de engajar mais os alunos, famílias e comunidade local com seu propósito é escolher o foco certo!
Quem é sua escola?
A sua escola é o professor que ensina o aluno, é a secretaria que atende o pai no telefone, o porteiro que libera a saída…
Cada detalhe da interação das pessoas da escola com os pais e alunos diz quem é a sua escola.
O post bonito no Instagram ou um vídeo no canal no youtube é algo importante, mas não te define.
Se a sua escola tivesse um alto-falante, qual a frase seria a mais falada?
Qual o principal objetivo dela?
Pense no racional, e pense também no emocional.
No racional, seria preparar os alunos para passarem nas melhores universidades?
Seriam para que fossem bem sucedidos em suas carreiras?
Pelo lado emocional, o foco seria formar cidadãos felizes?
Seria pensar em formar cidadãos solidários e capazes de formar um mundo melhor amanhã?
Qual o foco principal? Você pode dizer que tudo isso que cito são objetivos, e não duvido nem um pouco disso, mas ao mesmo tempo, sabemos que sem prioridades a energia acaba sendo dissipada.
Por isso, é necessário definir bem quem você é e quer ser.
Ao mesmo tempo que a sua escola deve ser diferente das outras, os pais também são diferentes entre si, e ao ter estes valores claros, todos saem ganhando.
A escola particular se diferencia dos outros tipos de negócios por várias razões. Uma das grandes diferenças é que o cliente que paga não está desfrutando o serviço prestado.
E o que as escolas normalmente fazem? Deixam que tudo que ela faz de bom chegue aos pais de forma natural. Ou seja, deixam de explorar quase que na totalidade tudo de bom que fazem.
Investir em anúncios em redes sociais, posts genéricos, ou somente ter uma tecnologia de comunicação sem produzir conteúdo relevante não vai mudar muita coisa.
Se a sua escola tiver uma comunicação voltada para fortalecer a parceria com as famílias ganha em todos os aspectos, o financeiro, o educacional e o humano!
Se a sua escola está pronta para ser humana, emocional e comunicativa, está pronta para o futuro e terá resultados que não vão depender tanto do valor do orçamento de marketing.
“Há 10 anos a efetividade do marketing era dependente do peso da sua carteira. Hoje a efetividade do marketing é dependente do tamanho do seu cérebro. ” Brian Halligan, CEO e co-fundador da Hubspot
As próprias famílias ajudarão a construir sua marca e te levarão para a frente. Mais do que o sucesso financeiro, você terá satisfação pessoal em realizar o máximo de seu potencial.
O novo (e velho) modelo de marketing escolar
Como diz aquela famosa frase do Walt Disney:
O que quer que você faça, faça bem feito. Faça tão bem feito que, quando as pessoas te virem fazendo, elas queiram voltar, e ver você fazer de novo. E queiram trazer outros para mostrar o quão bem você faz aquilo que faz.
Qual o maior canal de tração de alunos da sua escola?
Podem existir exceções, mas é bem provável que seja a indicação de outros pais o meio pelo qual sua escola mais atrai novos alunos.
Pense como uma mãe ou um pai. Você vai escolher a escola do seu filho por quais razões? Depende, talvez seu orçamento só permita escolas com mensalidade até determinada mensalidade.
E ao considerar as opções, um anúncio no google ou facebook será determinante? Ou um conselho de alguém que você confia?
É sempre óbvio que a referência de amigos e familiares é o que mais importa. Nas referências, você confia.
Então qual o sentido em gastar mais nas ações de captação que não são as mais importantes? Nenhum. Investir na experiência do “cliente” é a tendência (velha) e atualíssima para realmente ter um marketing escolar que importa!
A boa notícia é que um bom marketing, além de ajudar no aspecto mercadológico, vai permitir que a sua escola melhore os resultados.
Um bom marketing vai te ajudar a engajar mais os alunos com a sua escola e também vai engajar mais as famílias. Os frutos disso podem ser espetaculares!
NPS: A métrica para saber quem fala bem e quem fala mal
Se o NPS estiver baixo, significa que a qualidade da comunicação e/ou do serviço prestados também está baixa.
Você sabe o que significa essa métrica?
Net Promoter Score (NPS) é a métrica que mede o nível de lealdade e satisfação dos seus clientes. Pra que você saiba qual o NPS da sua escola, você deve perguntar para os pais:
De 0 a 10, o quanto recomendaria a nossa escola para um amigo?
Se a nota ficar entre 0 e 10, significa que é um detrator (alguém que fala mal da sua escola).
Caso a avaliação ficar entre 7 e 8, trata-se de um neutro.
Se der 9 ou 10, se trata de um promotor, alguém que vai falar bem da sua escola para os outros e vai te ajudar a atrair mais alunos.
O NPS é calculado somando o número total de promotores, subtraindo pelo número de detratores, dividindo pelo número de respondentes.
Caso o NPS for menor que 0, quer dizer que temos muito a melhorar em sua escola. Se for entre 0 e 50, estamos bem.
Se estamos acima de 50, é céu de brigadeiro e nível de excelência, parabéns!
É necessário identificar quem são os pais insatisfeitos e identificar porque não estão felizes. Sabendo os motivos, o próximo passo é saber como atenuar essa insatisfação.
Como disse Bill Gates, os clientes insatisfeitos são a maior fonte de aprendizado de uma empresa.
A dinâmica das instituições de ensino, obviamente, são bem diferentes dos demais negócios. Porque nem sempre a vontade do pai vai estar de acordo com aquilo que a escola acredita ser o melhor.
No entanto, em casos assim, vale o uso de um tipo de comunicação estratégica para que os responsáveis vejam valor no que a escola faz, e não se tornem insatisfeitos simplesmente por pensamentos diferentes.
Invista na experiência das famílias e dos alunos
As maiores empresas do mundo atualmente são as que conseguem gerar mais valor para as pessoas.
A Apple te ofereceu aparelhos que revolucionaram a sua forma de se comunicar e interagir com o mundo.
A Amazon simplificou tanto as compras ao ponto de deixar difícil para outros concorrerem na qualidade e também no preço.
O Google te mostra as melhores páginas possíveis para os temas que você procura na internet.
Nenhuma dessas empresas teve conquistas expressivas sem antes ter clientes satisfeitos.
Por mais que a dinâmica do negócio educacional seja completamente diferente, a sustentabilidade do negócio também depende da qualidade da experiência das famílias.
É óbvio que no fundo você já sabe disso, mas o marketing escolar ainda foca em outras áreas, e o momento é de virar a chave.
Storytelling: Um termo novo para aquilo que se sabe desde quando o mundo é mundo
Não existe um tipo de negócio que propicie tantas histórias como uma escola. Por este motivo, é bem provável também que não exista um outro tipo de negócio que se aproveite tão mal delas como as instituições de ensino.
O storytelling – a capacidade de contar histórias relevantes – está em tudo, nos produtos mais bem sucedidos, como a Coca Cola, por exemplo. Nos filmes mais vistos no cinema, nos canais do youtube mais populares, nos times de futebol mais bem sucedidos.
Todos eles contam – e vendem – uma história.
Posso te contar agora que quando seu cérebro libera dopamina você tem mais facilidade para memorizar as informações. Daqui uma semana, é provável que não se lembre mais dessa informação.
No entanto, posso também te contar que, enquanto você assistiu aquele seu filme favorito, as histórias foram tão comoventes, falaram tanto com você, que foram capazes de liberar a dopamina em seu cérebro, e isso o ajudou a gravar os detalhes daquela ficção.
No dia seguinte, você contou detalhes sobre aquela história sem precisar se esforçar muito.
Porque as histórias se conectam com você e fazem você criar um envolvimento emocional com elas.
Podemos utilizar mil e um exemplos de storytelling, até mesmo na política.
Pare para pensar quem são, normalmente, os políticos que ganham mais destaque e ganham mais votos. Não são aqueles necessariamente mais capazes e inteligentes, e sim os que contam uma história que realmente impacta as pessoas.
Não à toa, esses mesmos políticos pagam milhões para os melhores marqueteiros comandarem suas campanhas.
As histórias são o tipo de comunicação que cria ressonância com nós, humanos.
Se a sua escola quer encantar os pais e estimular uma relação de parceria com eles, é bom pensar em contar as melhores histórias dos alunos e propiciar realmente uma experiência de vida marcante.
Além de tudo, ao saber contar boas histórias, pode fazer com que os alunos melhorem o aprendizado e se interessem mais pelas aulas. A habilidade de contar histórias vale a pena ser desenvolvida e nós aqui podemos te ajudar com isso!
Antes os obstáculos para sua escola contar suas histórias eram muito maiores. A tecnologia diminuiu e muito o tamanho deles.
Em poucos minutos sua escola pode compartilhar conteúdo altamente relevante com as famílias e trazer os pais para perto. Sua escola pode ser uma mídia, sem gastar muito tempo e muito menos recursos.
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Como fazer o branding da sua escola?
O que propomos para ter um marketing escolar que impacta e muda pessoas
A Marketing Edu é bem nova, mas estou no mercado desde 2016, lidando com a realidade das escolas.
Após ver centenas de instituições investindo em ferramentas de comunicação escolar, percebemos que várias dessas escolas estavam com um carro poderoso na mão, mas sem ninguém para pilotar.
Como disse Steve Jobs, as ferramentas existem para potencializar as boas ideias e bons trabalhos das pessoas. E neste cenário da educação, notamos na prática que a tecnologia estava andando na frente das pessoas.
Isso não faz tanto sentido e não traz tantos resultados.
Identificando esta carência e, após livros e mais livros, centenas de posts de blogs, podcasts e conteúdos sobre marketing, surgiu um desejo profundo de ajudar as escolas a terem uma comunicação realmente sensacional.
Ao mesmo tempo, ter um blog altamente bem sucedido na empresa em que trabalho me motivou muito a ter um negócio que realmente fosse meu, onde poderia ser mais autêntico e ousado.
Se eu poderia ser mais eu mesmo, a confiança de fazer algo que faça diferença, aumentou.
No fundo, um bom marketing escolar tem a ver com fazer diferença na vida das pessoas. Como disse um dos grandes mestres da área, um bom marketing não parece marketing.
Tem a ver com ajudar (com conteúdos educativos) e dar presentes (encantando as pessoas).
Se sua escola quer ter um conteúdo incrível e engajar mais as famílias, podemos ajudar nessa missão.
Deseja fazer um orçamento para a sua escola? Envie um email para contato@marketingedu.com.br e agende uma conversa!