Você quer que a sua escola tenha uma maior facilidade para atrair alunos?
Deseja que os processos funcionem de uma forma em que a retenção de alunos não seja uma tarefa tão árdua?
Sonha com que os alunos se engajem com todas as atividades propostas?
Espera que as famílias participem das reuniões e sejam ativas na vida escolar dos seus filhos?
Bem, não temos um segredo fácil para que todas essas aspirações sejam atendidas. Afinal, o caminho para a excelência não é simples, não é linear, muito menos fácil de ser executado, mas com certeza é o mais divertido, e o que mais vale a pena de ser percorrido.
Logo, neste post queremos te apontar uma forma de alcançar esses objetivos, fortalecendo a marca da sua escola. Ao longo prazo, os resultados podem sim ser espetaculares e surpreendentes. Vamos nessa?
O que é branding?
Branding é um termo de marketing sobre o conceito de como uma marca é planejada, estruturada, gerida e promovida.
Todas as ações com foco em fazer a gestão de marca englobam a estratégia de branding de uma empresa.
Cada detalhe existente nas interações entre seus clientes e a sua instituição de ensino contam para a sua estratégia.
Uma boa estratégia faz com que todos entendam o seu real posicionamento, o seu própósito, os seus valores, a sua essência e, com isso, a relevância da marca aumenta. A instituição passa a ter mais visibilidade e melhor reputação entre o seu público.
A função do Branding é despertar emoções e criar conexões inconscientes e conscientes, que serão importantes no momento em que o cliente estiver escolhendo qual marca ele deseja se associar ou consumir.
Pare para pensar em algumas marcas. Se você pensou na Coca Cola, por exemplo, pode ter associado a marca a cor vermelha, às luzes de natal, às reuniões em família em uma refeição na mesa, ou até mesmo em felicidade.
Quando falamos de tênis ou roupas esportivas, é provável que você pense em Nike ou Adidas, quase que automaticamente, certo?
Não vale apenas para as marcas grandes, que estão todos os lugares. Se seu público é menor, é possível, com estratégias assertivas, criar o branding na comunidade que interessa.
Por exemplo, en um bairro que morei tinha um vendedor que servia um cachorro quente incomparável. Se alguém daquela região quisesse comer um, ele certamente era lembrado. O sabor e o atendimento eram únicos.
Estes fatores faziam dele o vendedor o mais famoso da região. O seu negócio era lembrado porque a marca – expressa no atendimento e no produto – eram memorável.
Na escola, todo mundo teve um professor que marcou época. Se associe a estes educadores que despertam as melhores emoções nos alunos para fortalecer a marca da instituição.
Por onde começar?
Com diz o especialista em marketing Neil Patel, se aqueles que trabalham no dia a dia na empresa não acreditam nela e não se sentem motivados a atuar como seus promotores, é impossível convencer o público externo de algo.
Fazer o branding tem a ver menos com fazer propaganda positiva, e mais com conexão emocional com a mente e o coração do seu público com base em suas ações reais.
Para começar, antes é necessário que a sua escola tenha um conceito muito bem definido.
Vamos ao passo a passo para que tenha uma identidade clara de marca, criado pelo Hubspot.
O primeiro passo é declarar sua visão. A partir dela, você deve descrever o que quer que a sua escola se torne no futuro. Essa descrição deve ser ambiciosa e inspiradora. O ideal é que essa declaração seja uma frase e não deve explicar como a visão será atingida.
Depois, a declaração de missão. Este conceito define o propósito da escola. Deve ser simples, direto, e fácil de entender. Além disso, deve ser também motivacional para todos os colaboradores e clientes.
O outro passo é a definição da essência da marca. A essência está ligada às emoções que você quer que os pais e alunos sintam quando experimentam sua marca.
A essência é a representação do coração, da alma e espírito do seu colégio, e é mais bem descrita em uma só palavra.
Por exemplo, o Volvo é seguro. A Disney é mágica, o Nubank é inovador. Que característica representa a sua marca?
Descrever a personalidade da marca também é importante. A personalidade descreve como uma marca fala, se comporta, pensa e age.
Por exemplo, a Apple é jovem e moderna, enquanto a IBM é madura, e sólida.
Por fim, você deve deixar claro em que você é diferente das outras escolas. Não existem escolas iguais às outras. Algumas caem no erro de seguirem o caminho da mediocridade, e por isso fica difícil perceber quem é quem.
Deixe estes conceitos bem claros, e então, o próximo passo é criar uma cultura entre os colaboradores para que estes valores ganhem vida e força.
As interações que eles tiverem com os alunos e pais ajudarão a consolidar sua marca e fazer com que ela ganhe vida.
Entender o que os pais e comunidade escolar pensa pode fazer toda diferença
Se sua escola deseja atingir a excelência, precisa desenvolver o hábito de ouvir os familiares, alunos e colaboradores.
Muitas vezes as escolas evitam as avaliações porque tem medo de não gostar do que vão ouvir. É compreensível, mas este medo não é coerente com a missão da escola, que é de melhorar sempre.
Por se tratar de um tipo de negócio único, é necessário ter bastante equilíbrio e sabedoria para ouvir. Por exemplo, o pai de um aluno que não se comporta bem e é indisciplinado, pode dizer que está insatisfeito com o crescimento pedagógico do filho.
Este é um tipo de comentário que pode até ser frequente. Daí, é necessário buscar o diálogo, e de forma bem amistosa procurar junto com a família soluções para que a parceria entre família e instituição se fortaleça, e o aluno melhore o comportamento.
Pra ter uma noção da percepção da marca da escola, pergunte: Quais os três adjetivos ou emoções que você tem ao pensar em nossa escola?
É interessante pensar no que diz o público interno (pais, alunos e colaboradores), podendo comparar o que dizem cada um dos grupos, e também tentar respostas de pessoas externas, mas que já tiveram interação com a escola.
Essas respostas, que podem ser coletadas usando o aplicativo da escola ou o Google Forms, te darão um diagnóstico do que é a marca hoje. Com esses dados, é hora de avaliar os valores que você quer levar para o futuro, ou talvez, apenas, reforçar os já existentes.
O branding é mesmo necessário para a minha escola?
Cada dia fica mais difícil conquistar a atenção das pessoas. Há uma disputa muito grande de marcas e mídias para prender a atenção de alguém.
Pense por exemplo no modo como assistia televisão e procurava por entretenimento antigamente. Tínhamos a Globo, o SBT, alguns outros canais, e pronto!
Depois, surgiram mais canais de TV à cabo, a internet, e as opções foram se diversificando. Agora temos Netflix, youtube, Amazon Prime, e já começa ficar complicado escolher quais serviços assinar. As opções são muitas.
A analogia tem muito a ver com entretenimento, mas é para falar que mesmo empresas gigantes estão tendo dificuldade em se estabelecer na rotina das pessoas. Todas essas mídias são desafiadas diariamente.
Em um contexto bem diferente, a sua escola também precisa da atenção das pessoas. Você precisa que os alunos dediquem horas do seu dia para o aprendizado e que tenham foco.
A escola precisa também que os pais participem, ouçam o que a escola tem a dizer e que sejam parceiros da educação.
Com um branding bem desenhado e executado, há mais credibilidade, e naturalmente uma maior inclinação de toda comunidade escolar a se engajar mais.
Em outras palavras, o branding é uma estratégia eficaz para que a sua escola conquiste mais a atenção de quem importa.
Outra parte boa disso é que o branding ajuda muito na atração e retenção de alunos, como você já deve imaginar.
Meios práticos para a construção do Branding
Como disse um dos principais marqueteiros do mundo, Seth Godin, uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos, que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro.
Uma boa estratégia para a sua escola é medir a satisfação das famílias com as interações com a instituição.
Avalie a satisfação com as reuniões escolares, com os eventos, com o atendimento, e entenda se as expectativas estão ou não sendo atendidas.
As interações reais que todos os colaboradores da escola tiverem com os pais e alunos é que formarão a percepção da marca. Por isso, medir é tão importante.
Busque também ter no site, redes sociais, app escolar, e demais canais de comunicação com o público, uma linguagem condizente com os seus valores.
E, claro, use a mesma linguagem, busque uma padronização, para que os elementos da sua marca sejam reconhecidos. É possível e recomendável testar diferentes abordagens em canais distintos, mas a identidade, como um todo, deve se coerente.
A comunicação com os pais e alunos via aplicativo é muito eficiente, já que por meio dele você não está refém dos algoritmos das redes sociais, e pode ter uma taxa de leitura muito alta dos conteúdos enviados.
Os eventos também são uma ótima oportunidade de se conectar com os responsáveis, passar bons conteúdos e se aproximar deles.
Promova-os com uma certa regularidade, buscando com que os familiares sintam-se à vontade na escola e vejam realmente valor prático na convivência com os educadores.
E aí, gostou das dicas? Esperamos que consiga criar uma cultura organizacional forte em sua escola para que a marca seja fortalecida. Com isso, os resultados tendem ser mais sólidos e positivos!