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O posicionamento é o lugar que a marca da sua escola ocupa na mente e no coração das famílias.

Sua escola pode ser conhecida por ser acolhedora, onde os pais se sentem seguros em deixar seus filhos na educação infantil.

Ou pode ser reconhecida pela metodologia canadense, expressa em cada detalhe da escola, trazendo a confiança de que ali se forma um cidadão do mundo.

Outra possibilidade é ser a escola que prepara estudantes para os melhores vestibulares do país, com inúmeros exemplos de alunos aprovados nos principais exames.

O segredo é encontrar o melhor lugar possível entre:

As suas potencialidades.
As necessidades mais latentes do público que você deseja servir.

Posicionamento idealNo encontro desses dois aspectos está o melhor posicionamento para a sua escola.

A seguir, nos aprofundamos em conceitos que vão te ajudar a encontrar o melhor posicionamento para a sua escola. Confira!

Por que o posicionamento é tão importante?

Para entender o valor de um bom posicionamento, veja essa história.

Um grupo de amigos queria doar uma geladeira que funcionava perfeitamente, mas não queria pagar pelo transporte.

Deixaram a geladeira três dias do lado de fora com a placa: “Geladeira grátis, leve para você.” Ninguém pegou.

Depois, mudaram a placa para: “Vendemos esta geladeira por 100 reais.” Ela foi roubada na primeira noite.

O valor que você oferece pode ser incrível. Mas, se estiver mal posicionado, as pessoas não vão querer nem de graça.

É por posicionamentos diferentes que as pessoas pagam 5 reais por um café comum e 20 reais por um café da Starbucks. Essa lógica se aplica a diferentes produtos e serviços em diversos contextos.

Agora, imagine-se na posição de uma mãe ou pai escolhendo uma escola para o filho.

Você vê os anúncios das escolas e os benefícios parecem parecidos:

– Escola super acolhedora;
– Bilinguismo eficaz;
– Desenvolvimento de habilidades para a vida;
– Educação inovadora.

O problema é que, se toda escola parece igual, como a sua pode se destacar?

Sem uma boa estratégia de posicionamento, os pais vão escolher a mais barata. E todos saem perdendo quando isso acontece.

Menos dinheiro fica para a educação e a qualidade do ecossistema cai.

Como deve ser o posicionamento da sua escola?

Você precisa conhecer e definir qual é a sua identidade.

Se você não fizer isso, alguém fará por você.

A intencionalidade é sempre um caminho mais promissor do que deixar-se levar pela inércia.

Às vezes, há um abismo entre quem somos e o que queremos ser.

Quando isso acontece, precisamos de um plano para diminuir essa diferença.

Para começar, é preciso pensar:

  • Quais são os valores mais importantes da sua escola?
  • Se a sua escola escolher ser a melhor em algo, em que ela será a melhor?
  • O que realmente diferencia a sua escola das demais?

O segundo aspecto importante para o posicionamento é a coerência.

No seu site, você destaca o bilinguismo. Nas redes sociais, o desenvolvimento da inteligência emocional. No atendimento pelo WhatsApp, o diferencial é o número reduzido de alunos por turma.

Você quer ser tudo, e no fim, o que os pais podem pensar? Há confusão e falta de coerência na mensagem.

É preciso disciplina para ser coerente e para que o posicionamento realmente fique claro em todas as etapas.

Por fim, comunique o seu posicionamento no site, redes sociais, no atendimento, na condução das visitas, no discurso da equipe e nos materiais informativos. Deixe claro quem a sua escola é.

Para ajudar a identificar quem a sua escola é, pode ser útil pensar no que a sua escola não é.

4 princípios do bom posicionamento:

  1. Entenda as aspirações mais fortes das famílias.
  2. Analise os competidores e busque por lacunas no mercado.
  3. Desista de querer ser tudo para todo mundo.
  4. Garanta que o seu posicionamento seja incorporado na cultura da sua escola.

Exemplo para o posicionamento da Escola Ipê Amarelo para te inspirar a pensar:

Nós existimos para ajudar famílias, que sonham em uma educação pautada em valores humanos. Ao contrário de escolas que visam apenas o sucesso no vestibular, priorizamos a busca pelo propósito e a criatividade, sem deixar de lado valores como disciplina, foco e persistência.

Isso, é claro, é muito mais que um pequeno texto.


Portanto, para encontrar o seu melhor posicionamento, você precisa ter clareza sobre:

  • Suas potencialidades;
  • As necessidades mais latentes do seu público.

E como encontrar isso?

Aprenda a identificar os seus reais valores e diferenciais

Primeiro, pense nos seus valores, que representam a essência da cultura da sua escola.

Selecione algumas pessoas chave da sua instituição. Não necessariamente precisam estar em cargos estratégicos, mas devem representar o espírito da escola.
Junte essas pessoas e peça que escrevam:

Parte 1

Quem são os seus mentores?

Liste as três pessoas que você mais admira.

Parte 2

Agora, que todo mundo escreveu as pessoas que mais admiram, pergunte:

Quais detalhes, características e qualidades você mais admira nessas três pessoas?

Encoraje eles a serem bem específicos e escreva os detalhes

Parte 3

Conecte os pontos.

Quando todos tiverem alguns temas para cada um de seus mentores, pergunte:

“Quais são os 3 a 5 pontos em comum nos detalhes, traços e qualidades que você descobriu?”

Normalmente, existem cerca de 3 traços comuns.

Peça-lhes para anotá-los.

Parte 4

Revele a verdade.

Peça a todos que compartilhem os traços comuns que identificaram com o grupo.

Agora, mostre as características que são mais consistentes em sua equipe.

E pronto, você terá encontrado os reais valores da sua equipe.

Mas não termina aí. Você precisa identificar quais são os diferenciais valorizados pelas famílias.

O caminho mais simples é por meio de uma pesquisa de satisfação.

Além dos campos tradicionais da sua pesquisa, como, “De 0 a 10, o quanto você indicaria a nossa escola para um(a) amigo(a)?”, acrescente:

Liste as três características da nossa escola que você mais gosta.

Depois de coletar respostas de pelo menos 10% das famílias, busque padrões nas respostas.

E então você terá uma visão acurada sobre seus diferenciais.

Veja também:

Quais são os aspectos mais valorizados pelos pais?

Segundo estudo da EY Parthenon, estes são os 5 aspectos que os pais mais valorizam ao escolher uma escola:

1 – Qualificação dos professores
2 – Comunicação entre a escola e as famílias
3 – Uso de tecnologias para fins acadêmicos
4 – Reputação do sistema de ensino
5 – Oferta de contraturno

Existem alguns pilares em que você pode desenvolver o que é único em sua escola.

Desenvolvendo a cultura

Quais são os valores mais importantes? O que é incentivado e o que não é tolerado?
Evolua sempre a cultura para que o time esteja cada vez mais engajado e ativo na construção da melhor instituição possível.

Desenvolver a equipe pedagógica

Não basta você ter um bom time. É preciso ter meios de desenvolvê-los continuamente. O mundo está sempre mudando, e ter um time formado por pessoas que amam aprender e crescer é a base para que os alunos queiram fazer o mesmo.

Contar a sua história

Qual o sonho por trás da escola? O que brilha os olhos da equipe? Quais as dificuldades neste caminho? Quem são os inimigos a derrotar? Uma boa narrativa irá criar envolvimento, sinergia e união entre a comunidade escolar.

Ser transparente sobre a sua metodologia

Quais são as atividades? Qual o porquê das atividades? Quais os desafios no dia a dia? Ao contar os detalhes sobre essa jornada, você ganha credibilidade.

Conclusão

O posicionamento da sua escola é essencial para se destacar em um mercado competitivo. Ao definir claramente os valores e diferenciais da sua instituição, você cria uma identidade única que atrai as famílias certas.

Este posicionamento não estará escrito em uma parede ou no site da escola. Ele será vivido no dia a dia, guiando a escolha de palavras e o tipo de comportamento das pessoas que frequentam a instituição.

Invista tempo e recursos para descobrir e comunicar essa identidade de forma coerente e consistente em todos os pontos de contato com as famílias.

Assim, você não só atrairá mais alunos, mas também criará uma comunidade escolar mais engajada e fiel.

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