Quer transformar o marketing da sua escola? 🎯
Vamos ser sinceros: não é nada fácil.
Mas toda jornada rumo à excelência envolve esforço e recompensas.
Ao estruturar essas 4 áreas da sua instituição de ensino, no médio e longo prazo, você colherá frutos na retenção e atração de alunos.
Quais são essas quatro áreas essenciais?
1 – Posicionamento: A forma como a sua escola é vista.
2 – Conteúdo: Histórias, depoimentos e informações que mostram quem a sua escola é e quer ser.
3 – Processos: São os meios em que a sua escola garante coerência entre quem diz ser e quem se apresenta ser, em cada uma das interações com as famílias e os alunos.
4 – Atendimento: A sua capacidade de gerar conversas que atendem expectativas e que também desafiam a comunidade escolar a sair de onde estão para um lugar melhor.
1 – Posicionamento: A forma como a sua escola é vista.
Você precisa conhecer e definir qual é a sua identidade.
Se você não fizer isso, alguém fará por você.
A intencionalidade é sempre um caminho mais promissor.
Às vezes, há um abismo entre quem somos e o que queremos ser.
Quando isso acontece, precisamos de um plano para diminuir essa diferença.
Para começar, é preciso pensar:
- Quais são os valores mais importantes da sua escola?
- Se a sua escola escolher ser a melhor em algo, em que ela será a melhor?
- O que realmente diferencia a sua escola das demais?
- O segundo aspecto importante para o posicionamento é a coerência.
No seu site, você destaca o bilinguismo. Nas redes sociais, o desenvolvimento da inteligência emocional. No atendimento pelo WhatsApp, o diferencial é o número reduzido de alunos por turma.
Você quer ser tudo, e no fim, o que os pais podem pensar? Há confusão e falta de coerência na mensagem.
É preciso disciplina para ser coerente e para que o posicionamento realmente fique claro em todas as etapas.
Por fim, comunique o seu posicionamento no site, redes sociais, no atendimento, na condução das visitas, no discurso da equipe e nos materiais informativos. Deixe claro quem a sua escola é.
Para ajudar a identificar quem a sua escola é, pode ajudar muito pensar no que a sua escola não é.
4 princípios do bom posicionamento:
- Evite querer ser tudo para todo mundo.
- Entenda as aspirações mais fortes das famílias.
- Analise os competidores e busque por lacunas no mercado.
- Garanta que o seu posicionamento seja incorporado na cultura da sua escola.
Para entender o valor de um bom posicionamento, veja essa história.
Um grupo de amigos queria doar uma geladeira que funcionava perfeitamente. Só que não queriam pagar pelo transporte.
Eles deixaram a geladeira 3 dias do lado de fora com a placa: “Geladeira grátis, leve pra você.” Ninguém pegou.
Depois, eles mudaram e colocaram outra placa: “Vendemos esta geladeira por 100 reais.” Ela foi roubada na primeira noite.
O valor que você oferece pode ser incrível. Mas se estiver mal posicionado, as pessoas não vão querer nem de graça.
2 – Conteúdo: Histórias, depoimentos e informações que mostram quem a sua escola é e quer ser.
O que acontece no dia a dia da escola?
Como as atividades do dia a dia ajudam a formar um mundo melhor?
Quais as histórias de dificuldade e superação dos alunos em direção à aprendizagem e ao crescimento?
É necessário contar essas histórias para criar vínculos e dar contexto para posicionar bem as famílias sobre os principais desafios vividos pelas crianças e pelos jovens.
Busque criar conteúdo relevante de acordo com as idades dos alunos.
Este conteúdo deve deixar claro:
- Qual é a metodologia pedagógica da sua escola?
- Quem é a sua equipe pedagógica?
- Como é o seu material didático e por que ele é bom?
- Qual o propósito por trás de cada espaço da escola?
- Quais as atividades do contraturno?
Se puder aprofundar, conte também:
- A história da direção, o que a fez chegar até aqui e quais os sonhos para o agora.
- O impacto da escola na comunidade, contando histórias sobre como os alunos aprendem podem gerar mudanças práticas no dia a dia.
- Como é a comunicação da sua escola com as famílias?
E onde entregar este conteúdo?
Basicamente, este conteúdo existe para enriquecer as conversas da sua escola com as famílias. A equipe precisa estar conectada a essa estratégia para usar a mensagem certa no contexto ideal.
Mas, além da troca de mensagens, é importante considerar pelo menos estes canais para compartilhar conteúdo:
-
- Site
- Aplicativo da escola
- Youtube
3 – Processos: Garanta disciplina e constância nos relacionamentos
Desde a captação até à fidelização, é necessário ter disciplina, coerência e consistência.
Por exemplo, a mãe entrou em contato em março, querendo uma vaga para o ano seguinte.
Você espera o contato dela ou:
- Manda uma mensagem educativa em maio.
- Envia uma indicação de vídeo em agosto.
- Pergunta sobre agendamento de visita em novembro?
É impossível manter uma lógica de contatos sem o uso de um CRM. Se a sua escola não tem uma ferramenta própria, usar o Trello já seria suficiente.
Tenha também processos, durante a condução das visitas, para enriquecer as conversas com as famílias, em cada um dos segmentos.
Além disso, é preciso ter uma visão de funil e acompanhar os percentuais, comparando com a meta, em cada um dos meses.
- Quantos pedidos de contatos chegaram?
- Quantas agendaram visitas?
- Quantas compareceram?
- Quantas realizaram a matrícula?
Busque uma métrica acima de 40% na conversão de leads em visitas.
Busque uma métrica acima de 30% na conversão de visitas em matrículas.
Teste, meça, reflita e evolua sempre!
4 – Atendimento: Cuide dos relacionamentos e enriqueça as conversas
Qual é a etapa mais importante do seu processo de captação de alunos?
As visitas! 🏫
Nenhuma campanha, por melhor que seja, irá converter diretamente em matrículas. O principal objetivo das campanhas é atrair interessados para as visitas.
Usando uma analogia clara: as visitas são como estar de frente para o gol. Sem o preparo adequado, o chute pode ir para fora ou ser defendido pelo goleiro. 🥅
Sua escola precisa estruturar esse processo para se apresentar de forma clara e ajudar os pais a tomarem a melhor decisão possível.
O atendimento começa no primeiro contato da família e, obviamente, não termina com a matrícula. Ele é essencial em todas as etapas é um aspecto chave para a retenção.
O bom atendimento é suportado por:
- Processos estruturados e eficientes.
- Uso de ferramentas que otimizam o tempo.
- Conteúdo: repertório para enriquecer e personalizar as conversas.
A função do atendimento escolar é entregar boas respostas e gerar ricas conversas. Para isso, tenha um entendimento profundo sobre:
- Quais são os principais sonhos;
- Quais as principais preocupações;
Antes da visita, essas boas práticas vão te ajudar:
- Agilidade: Responda em até 2 horas.
- Benefícios: Destaque os principais diferenciais da escola.
- Materiais: Envie informações relevantes e personalizadas.
- Diagnóstico: Entenda as necessidades da família.
- Agendamento: Facilite o processo de agendamento da visita.
- Comunicação: Utilize mensagens convidativas e personalizadas.
- Persistência: Envie pelo menos 3 mensagens caso não haja resposta.
- Templates: Crie modelos de mensagens para cada situação.
Depois da visita, outras boas práticas:
- Próximo Contato: Agende o próximo passo antes do fim da visita.
- Acompanhamento: Mantenha contato regular e personalizado.
- Informações Complementares: Envie materiais que reforcem os diferenciais da escola.
- Apresentação da Equipe: Apresente a equipe pedagógica para criar conexão.
- Templates: Utilize modelos de mensagens para cada situação.
Fique atento a estes erros no atendimento para não perder matrículas:
- Demora na resposta: Perda de oportunidades.
- Falta de personalização: Mensagens genéricas e impessoais.
- Mensagens mal escritas: Desinteresse e falta de profissionalismo.
- Falta de padrão: Incoerência na comunicação da equipe.
- Perguntas repetidas: Desgaste na relação com a família.
- Desorganização: Dificuldade em encontrar informações relevantes.
Saiba como estruturar o marketing da sua escola.
Conclusão