As escolas começam a mudar a chave. Ao invés de focar em ajudar os alunos a passarem em testes padronizados, as melhores escolas procuram preparar os alunos para a vida. E, para isso, eles precisam desenvolver habilidades, ao invés de apenas memorizarem informações.
Entre as grandes habilidades que as escolas buscam ajudar os alunos a desenvolverem é a de falar em público.
No futuro, que será ainda mais conectado, essa habilidade tornará-se ainda mais relevante.
A capacidade de transmitir uma mensagem, influenciar pessoas e conquistar atenção do público terá um impacto maior. As mudanças serão ainda mais rápidas e comuns, e precisaremos de bons líderes, e bons líderes são aqueles que sabem se comunicar.
A boa notícia é que qualquer pessoa pode se tornar uma boa oradora, desde que pratique, se esforce e busque desenvolver a habilidade.
Isso mesmo. Não tem este papo que alguns não podem, todos são capazes, desde que realmente acreditem e trabalhem na direção de desenvolver a habilidade.
Ajudando os alunos a falarem em público sua escola pode se tornar mais atrativa para pais e alunos, ao mesmo tempo que contribui para que as crianças e jovens desenvolvam mais um talento. Vamos nessa?
Tire a sua escola da rotina
Deixar que apenas os professores compartilhem seus saberes com os outros é um desperdício de talento.
Com certeza, em sua escola existem pessoas apaixonadas por música, artes, ciências, tecnologia, política e diferentes outros temas. Se permitirem, essas pessoas podem compartilhar todos os seus conhecimentos com os colegas e trazer aprendizados para todos.
O que a sua escola pode fazer é catalisar as paixões de cada um dos estudantes para que sejam transformadas em conhecimento. Com foco, esforço e preparo, cada indivíduo pode se preparar para falar de um assunto e ter uma palestra encantadora.
No mundo moderno, o maior exemplo do sucesso que as boas palestras podem alcançar é o Ted Talks, a série de conferências mais famosas do mundo.
Por meio deste modelo de evento, os maiores especialistas do mundo espalham suas ideias por meio de apresentações curtas, que duram em torno de 17 minutos.
As palestras não são nada generalistas. Um tema específico é escolhido, e então a pessoa prepara os melhores 17 minutos possíveis sobre aquele tema, esbanjando criatividade e habilidade.
Por que o Ted Talks pode ensinar tanto à sua escola?
Não somente por disponibilizar conteúdos gratuitos e de altíssima qualidade na internet, e ter mais de um bilhão de visualizações no youtube, o Ted pode ser uma grande inspiração para a sua instituição.
Se a cada três meses, sua escola seleciona sete alunos para falarem para toda a comunidade escolar, sobre algum tema que lhes desperta paixão, o resultado pode ser muito surpreendente.
No fundo, o que uma boa palestra precisa é que seja autêntica e verdadeira. Uma boa palestra é aquela que faz com que o espectador sinta algo diferente após sair dela.
Como se dissesse para si mesmo: “Eu nunca tinha pensado por esse lado”. Uma boa fala em público pode ser a forma mais eficaz para criar conexões verdadeiras entre as pessoas.
É importante também ter uma ideia original. É como se o palestrante usasse aquele tempo para dar um presente para os seus espectadores. Esse presente está embalado por palavras, informações relevantes e muito entusiasmo.
Claro, para você dar um presente que agrade o outro, é necessária certa dose de esforço, para que consiga encantá-lo a ponto de despertar neles sentimentos positivos sobre uma ideia ou informação nova.
É um trabalho que leva tempo preparar os alunos para o desafio. Mas o resultado pode ser altamente benéfico, porque o desejo dos alunos de dar contribuições significativas para os outros dará mais motivação para o estudo e preparo.
Essa motivação pode ser muito maior do que seria simplesmente para ir bem em uma prova, por exemplo. Se gastarem seis meses para prepararem uma palestra de 17 minutos, tudo bem.
Desde que no dia da palestra, consigam transmitir a mensagem com clareza e criar uma conexão real com o público, resultados excepcionais podem aparecer em sua escola.
Storytelling: o segredo para uma boa palestra
Se você quiser ter acesso a um conteúdo altamente educativo do Mário Sérgio Cortella, reconhecido filósofo brasileiro, você pode comprar por R$ 20,80 seu livro, como vende o site da Amazon.
Se deseja assistir uma palestra dele, o valor mínimo que encontramos na internet foi 330 reais para um evento que participa no nordeste.
Não há cálculo científico aqui, mas você sabe que com o livro pode extrair mais informações que na palestra, mas que, na prática, as pessoas estão muito mais dispostas a pagar mais por uma palestra do que por um livro.
Existem muitas razões para isso, e não pretendemos discuti-las aqui. Mas a principal delas, sem dúvidas, é que por meio de uma palestra o encantamento e conexão pode atingir o auge de qualquer meio de comunicação.
E o storytelling, termo criado para designar a habilidade de se contar histórias, é também a chave para que essas palestras sejam realmente marcantes.
Se você já teve a oportunidade de participar de um evento com grandes palestras, pode ter entendido porque algumas palestras valem tanto dinheiro, enquanto outras as pessoas não veem nem de graça.
A capacidade de contar histórias relevantes faz toda diferença. Quem conta, recebe vantagens, assim como quem as ouve, que consegue assimilar com mais facilidade todas as ideias passadas.
E se a sua escola consegue ensinar isso aos alunos, pode ganhar vários aliados. Com alunos motivados e engajados na educação, no seu próprio crescimento e no crescimento dos colegas, o ambiente torna-se altamente favorável para o sucesso e para a inovação.
Obviamente, os benefícios vão além do espaço físico da instituição. Em suas futuras carreiras, aqueles que conseguirem defender melhor suas ideias e projetos, terão mais êxito e serão líderes das importantes mudanças.
Como ensinar os alunos a falarem em público?
Como para todos os problemas complexos das nossas vidas, não existe um caminho linear e simples. O primeiro passo é fazer com que os alunos entendam a importância de adquirirem a habilidade, e que ela não é inerente à natureza.
Ou seja, mesmo que alguns tenham uma facilidade maior para falar em público, qualquer pessoa pode saber falar bem em público.
Mostre aos alunos exemplos práticos de grandes líderes, empresários, artistas, entre outras figuras que dominaram a técnica e desfrutaram de muitos benefícios por conta disso
Após entenderem o real valor de adquirir a habilidade, fica mais fácil introduzi-lo ao assunto.
Um dos grandes obstáculos a enfrentar com os alunos é o medo. Uma pesquisa do jornal inglês Sunday Times pediu que 3 mil entrevistados dissessem qual era os seus maiores medos.
De acordo com o resultado, 41% disseram ter medo de falar em público. Enquanto 22% tinham medo de ter problemas financeiros, e 19% tinham receio de doenças e morte.
O medo pode ser enfrentado criando em sua escola um ambiente propício ao risco e ao fracasso. Se os alunos entenderem que eles podem e devem errar, a tendência é que sejam mais corajosos e ousados.
Se o foco for ficar medindo todas essas habilidades em notas, pode ser mais difícil deixá-los engajados na missão de se tornarem melhores oradores. Vamos às dicas:
Feita da forma correta, uma palestra é capaz de eletrizar os expectadores e transformar a visão de mundo deles sobre determinada ideia.
Muito mais do que ter autoconfiança, ter um bom slide e presença de palco, o importante é ter algo a dizer. Algo que realmente possa ser um presente para quem te ouve.
O sucesso das palestras está também no que se deixa de fora delas. Um tempo de 17 minutos é o ideal para que quem o assiste mantenha-se totalmente focado no que você diz. Saber o que cortar é essencial.
Os slides não importam tanto. E se for para usar algum ruim, é melhor não ter nenhum.
A dimensão humana que transforma informação em inspiração. Por isso o recurso de storytelling é tão importante.
Ao ter uma boa palestra, é possível transmitir aos outros ideias capazes de se propagarem pelo mundo e terem consequências incalculáveis.
Storytelling: o segredo para uma boa palestra
Algo interessante que ele diz é que uma boa palestra é capaz de criar conexões verdadeiras com as pessoas. Muitas pessoas mudam ao assistir uma boa palestra, e uma ideia compartilhada de forma inteligente pode ganhar formas concretas.
Com as milhões de visualizações do TED, os palestrantes conseguiram impactar muitas pessoas e difundir muitas boas ideias pelo mundo.
A habilidade de falar em público será ainda mais importante no futuro, por isso é importante estimular a habilidade já entre as crianças. Chris Anderson, um dos responsáveis pelo sucesso do Ted, diz que o primeiro passo é ter uma ideia original.
Neste caso, então, fale de um assunto que seja especialista e busque contribuir com ideias novas. É importante pensar em presentear os convidados com bons conteúdos. E é por isso que os especialistas em diversos temas querem a oportunidade de palestrar no Ted.
Ao invés de pensar em usar a palestra para vender algo, o ideal é pensar em realmente oferecer um grande valor para quem te ouve.
Chris também usa argumentos muito interessantes para mostrar como as palestras podem ajudar a melhorar o mundo. Com a evolução da tecnologia, os trabalhos mais manuais e automáticos vão ser extintos. E a necessidade vai ser maior do uso da criatividade, storytelling e emoção.
Preparar os alunos para serem mais humanos e desenvolverem seu real propósito não é algo nada ousado. Pode ser incomum, se formos comparar o que o senso comum diz hoje, mas se pensamos realmente no futuro, com base no que já está acontecendo, é mais seguro inovar agora do que continuar sendo a escola que fomos nos últimos tempos.
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